quinta-feira, dezembro 11, 2008

Actividades de Patrulha em Terras Serranas - 6 a 8 Dezembro

Nada melhor para aproveitar um fim-de-semana prolongado como partir para mais uma aventura de Patrulha por terras serranas. É verdade, as Patrulhas da Tribo de Exploradores do Grupo 48 da Damaia realizaram no passado fim-de-semana, de 6 a 8 de Dezembro, as actividades de patrulha de Natal.

A Patrulha Raposa levou 5 elementos até à Serra da Estrela e a Patrulha Morcego levou 4 elementos até à Serra de Montejunto, cada uma acompanhada por um elemento da chefia.


A Patrulha Raposa partiu no sábado, dia 6 bem cedo, do terminal rodoviário de Sete Rios com destino a São Romão. Uma viagem de autocarro de 4 horas até São Romão e depois uma caminhada cujo destino final era Loriga. A chuva caía miudinha, mas não alarmou as Raposas, muito pelo contrário, e juntamente com o nevoeiro, que espreitava ao "virar da esquina", proporcionou um ambiente mágico e de mistério.
A chegada à Lapa dos Dinheiros trouxe chuva mais forte e com ela um abrigo proporcionado pela Sra. Fernanda que muito amavelmente cedeu a sua sala para as Raposas almoçarem, fazendo questão de oferecer um saco de castanhas assadas ainda quentinhas e umas quantas maçãs!
O caminho pedestre a percorrer até à próxima localidade ,Valezim, passando pela Sra. da Saúde, foi sem dúvida uma agradável surpresa, por entre castanheiros e com um mar de verde aos pés! Ao final do dia a Patrulha chegou a Loriga, à casa do Carlos que abrigou a patrulha durante estes dias! Depois de fazer uma boa fogueira foi tempo de jantar e posteriormente preparar o material para o dia seguinte, a caminhada iria ser longa e nada podia ser deixado ao acaso. A Garganta de Loriga era o palco desta nova aventura e o destino final o Covão da Areia! Infelizmente as condições climatéricas não permitiram atingir o objectivo, uma vez que o caudal das ribeiras estava elevado devido à intensa chuva e degelo da neve que havia caído no fim-de-semana anterior! O regresso à Damaia ocorreu no final da tarde de segunda-feira, mas durante o dia ainda houve tempo para cantar os parabéns à aniversariante "Danixa", explorar a área circundante ao abrigo, aprender a fazer uma vassoura de giesta e usá-la, jogar um "brutus ball", comer bolinhas de Neve...entre muitas outras coisas!!!


A Patrulha Morcego partiu no sábado de manhã com destino a Cabanas de Torres, no sopé de Montejunto, e após duas mudanças de transportes chegou ao seu destino. Com a carta topográfica nas mãos, a Patrulha teve de descobrir o melhor caminho para chegar ao topo da serra que se mostrava com bastante neblina. Iniciou então a árdua subida, por entre caminhos de terra batida e trilhos de montanha. Chegados ao topo, e com pouca visibilidade devido à neblina, iniciaram a pequena descida até ao parque de campismo, onde já os esperava o Sr. Narciso que, amavelmente, se prontificou a dar a chave de um casarão para utilizar em caso de intempérie! O tempo estava realmente com cara feia e de imediato a patrulha montou a tenda. Mesmo a tempo! A chuva começou a cair meia hora depois! E assim se manteve durante a noite, a manhã e a tarde de sábado. Mesmo assim, a patrulha ainda visitou a Real Fábrica do Gelo, o Centro de Interpretação da Serra de Montejunto e foi na loja de artesanato local que aprendeu a fazer pequenos objectos em arame com a ajuda do artesão Sr. Pedro. Na segunda-feira de manhã, e ainda rodeados de intensa neblina, a patrulha desmontou a tenda e iniciou a caminhada cujo destino final era Vila Verde dos Francos. Não se via para além de 10 metros… o nevoeiro era muito denso. Só uma hora depois é que a patrulha teve o deslumbre de uns raios de sol! Que bem que soube! O almoço foi feito em Avelar e daí tomou um caminho de terra batida, com muita lama, por entre pequenas colinas até Vila Verde onde apanhou o autocarro de volta a Lisboa.

Por entre muitas peripécias, recheadas de inúmeras gargalhadas, as Patrulhas alcançaram, sem dúvida, o principal objectivo desta actividade, e o espírito de Patrulha saiu fortalecido!


1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns a ambas as patrulhas por estas fantásticas actividades